O caminho para o topo

Infância e juventude de Quincy Promes

Quincy Promes nasceu em 1992 em Amsterdã. Seu pai, Gerry, era descendente de surinameses e era um jogador de futebol profissional que continuou a jogar como amador depois de se mudar para a Holanda. Quando Quincy tinha 14 anos, seus pais se divorciaram. Promes passou a infância nas ruas de Amsterdã, onde a lei era “cada um por si” e o perigo reinava. A única salvação para o adolescente era o futebol – ele jogava todos os dias no quintal com os amigos. “Às vezes tive que lutar para resolver problemas, embora nunca tenha procurado conflitos”, recordou Promes. “Não é tão fácil viver em Amesterdão como todos pensam. Quando criança, estive no gueto e vi o que por vezes pode acontecer lá. . Em geral, não foi assustador, mas é claro que havia um certo receio de não aconselhar ninguém a ir até lá, principalmente à noite, quando tem muitos jovens andando no metrô em busca de aventura. .” Pouco se sabe sobre a mãe de Quincy. Sabe-se que na juventude muitas vezes teve conflitos com ela devido à sua atitude negligente com os estudos. Promes faltava constantemente às aulas e não gostava de fazer lição de casa, preferindo jogar futebol. Mas com o tempo, o jovem reconsiderou sua atitude em relação à educação e recebeu um diploma de ensino superior com especialização em marketing.

O caminho para o topo

Quincy Promes nasceu em 1992 em Amsterdã em uma família com raízes surinamesas. O pai de Jerry era jogador de futebol profissional, mas depois de se mudar para a Holanda jogou apenas como amador. Quando Quincy tinha 14 anos, seus pais se divorciaram. O futuro jogador de futebol passou a infância nas ruas de Amsterdã, onde reinava a lei “cada um por si” e situações perigosas surgiam constantemente. A única salvação para Promes era o futebol – ele jogava todos os dias com os amigos no quintal. “Às vezes era preciso lutar para resolver problemas”, lembra Promes. “Viver em Amsterdã não é tão fácil como todos pensam. Quando criança, visitei o gueto e vi o que às vezes poderia acontecer lá. , mas havia um certo medo “, claro, estava presente. Não aconselharia ninguém a aparecer ali, principalmente à noite, quando tem muitos jovens andando no metrô em busca de aventura”. Pouco se sabe sobre a mãe de Quincy. Mas sabe-se que na juventude muitas vezes teve conflitos com ela devido à sua atitude negligente com os estudos. Promes faltava constantemente às aulas e não gostava de fazer lição de casa, preferindo jogar futebol. Mas com o tempo, o jovem reconsiderou sua atitude em relação à educação e recebeu um diploma de ensino superior com graduação em marketing.

Expulsão do Ajax e Twente

Quincy Promes é um talentoso jogador de futebol holandês, formado pelo lendário Ajax. Na juventude, Promes apresentou bons resultados e até conquistou o título do campeonato como integrante da equipe juvenil do Ajax. Ele foi treinado pelo famoso ex-jogador Patrick Kluivert, que na época trabalhava nas categorias de base do Ajax. Apesar do sucesso na juventude, Promes se destacou por seu caráter difícil e comportamento ousado. Outro aluno do Ajax, Aras Ozbiliz, lembra que quando criança, Quincy Promes não se destacou por seus talentos futebolísticos especiais entre seus pares, mas sempre se destacou por suas qualidades de luta e caráter inflexível. Segundo Ozbiliz, os professores tiveram dificuldades com Promes – ele nunca conseguia ficar sentado quieto na aula depois do treino, fazia barulho e se distraía constantemente quando ainda era um jovem jogador de futebol. Infelizmente, problemas comportamentais levaram Promes a ser expulso da academia do Ajax aos 16 anos. Depois de deixar o principal clube da Holanda, Quincy acabou por dois anos no mais modesto Haarlem, que logo faliu. Aos 18 anos, o promissor atacante mudou-se para o Twente, onde Steve McClaren era o treinador principal. No entanto, a estreia de Promes no futebol adulto foi adiada – demorou dois anos para se firmar na equipe principal do clube holandês. Quincy passou a temporada 2012/13 emprestado ao time da primeira divisão Go Ahead Eagles e, ao retornar ao Twente, tornou-se um dos principais jogadores do time. Na temporada 2013/14, Promes fez 31 partidas pelo Twente em todas as competições, marcando 11 gols e dando 8 assistências. Apesar da pouca idade, já teve atuações impressionantes, estabelecendo-se como um dos jovens atacantes mais promissores da Holanda.

“Spartak”: primeira chegada

Em agosto de 2014, o atacante Quincy Promes transferiu-se do holandês Twente para o Spartak Moscou por cerca de 11,5 milhões de euros. Ele se tornou a segunda compra séria do clube; outras equipes russas, assim como clubes franceses, também se candidataram; O próprio Promes poderia ter se mudado para o Manchester United, mas escolheu o Spartak. Na primeira temporada 2014/15 pelo Spartak, Promes disputou 29 partidas, marcou 13 gols e deu 5 assistências, mas o time conquistou apenas a sexta colocação no Campeonato Russo. Na temporada seguinte, 2015/16, disputou 32 partidas, marcou 18 gols e fez 5 assistências, e o Spartak terminou em quinto. Na temporada 2016/17, Promes se tornou o segundo maior artilheiro do RPL com 12 gols e 9 assistências. Nesta temporada, o Spartak venceu o tão esperado campeonato pela primeira vez desde 2001. A temporada 2017/18 começou para Promes com a conquista da Supertaça da Rússia, onde marcou o gol da vitória. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, marcou 2 gols e fez 2 assistências. O jogo mais marcante aconteceu em casa contra o Sevilla, em que marcou dois gols. Desde 2017, Promes passou a comemorar seus gols com um gesto especial – exibindo uma máscara. Este gesto característico faz parte de seu caráter. No total, na temporada 2017/18, Promes disputou 38 partidas, marcou 21 gols e deu 10 assistências, e o Spartak conquistou a medalha de bronze do Campeonato Russo. Promes passou o início da temporada 2018/19 no Spartak, disputando 7 partidas, marcando 2 gols e fazendo 1 assistência.

“Sevilha”

Esta transferência tornou-se um dos eventos de maior destaque para o grande russo nos últimos anos. O valor da transação de 21 milhões de euros estabeleceu um novo recorde para o Spartak na maior venda de um jogador. Antes disso, a saída mais cara do clube foi a transferência de Roman Pavlyuchenko para o Tottenham por 17,4 milhões de euros em 2008. Assim, a saída de Promes superou significativamente o máximo anterior. Para o próprio jogador de futebol, esta transição abriu novas perspectivas. No Sevilha, Promes tornou-se um dos jogadores mais bem pagos da equipa, o seu salário anual foi estimado em 3,2 milhões de euros. Isso aumentou seriamente seu bem-estar financeiro em comparação com o que recebeu no Spartak. Quincy Promes, a adaptação do atacante holandês ao novo clube não foi fácil no início. Os treinadores do Sevilla o utilizaram em diversas posições, do lateral ao atacante, o que impediu Promes de atingir todo o seu potencial. No início, entrou com mais frequência como reserva, só se tornando titular no final da temporada 2018/19. Ao longo de toda a temporada, Quincy Promes disputou 49 partidas em todas as competições, marcando 3 gols e dando 9 assistências. Suas estatísticas não impressionaram, principalmente para um jogador que ingressou no clube por um valor recorde pelo Spartak. Houve até informação na imprensa de que o “Barcelona” catalão demonstrava interesse no Promes, mas não houve propostas concretas dos catalães.

Em geral, a transferência de Quincy Promes para o Sevilla tornou-se um marco para o Spartak, marcando um novo marco no desenvolvimento do clube. A transferência recorde indicou o aumento do valor dos jogadores da Rússia no mercado europeu. No entanto, as atuações de Promes em Espanha nem sempre corresponderam às expectativas. Ele não conseguiu se tornar um jogador-chave do Sevilla e atingir todo o seu potencial em seu novo time. No entanto, esta transferência foi uma prova da crescente importância dos jogadores de futebol russos no cenário mundial. Ele chamou a atenção para o Spartak e para o futebol russo em geral, abrindo novas oportunidades para jogadores russos talentosos. Embora as atuações de Promes na Espanha tenham sido polêmicas, o próprio fato de sua transferência recorde tornou-se um marco importante na história do clube de Moscou.

“Ájax”

Em junho de 2019, o Ajax Amsterdam comprou o Promes de volta ao Sevilla, pagando cerca de 15,7 milhões de euros. Para o Ajax, foi uma espécie de retorno do filho pródigo – Promes se formou no clube de Amsterdã e passou várias temporadas de sucesso antes de se mudar para a Rússia. A mudança de Promes para o Ajax trouxe resultados imediatos. Já na primeira partida pelo novo/antigo clube, o atacante holandês ajudou o Ajax a conquistar a Supercopa da Holanda. Na final, a equipe de Erik ten Hag venceu o PSV com o placar de 2 a 0, e Promes fez uma assistência. Durante a temporada 2019-20, Quincy continuou a demonstrar um alto nível de jogo. Ele marcou 16 gols e deu 5 assistências em 28 partidas em todas as competições. Promes foi um dos principais jogadores do Ajax, ajudando o time a dominar a Eredivisie e a ter um bom desempenho na Liga dos Campeões. Porém, a temporada seguinte 2020/21 não foi tão bem sucedida para o Promes. Apesar de ter participado de 25 partidas, marcou apenas 6 gols e deu 1 assistência. O jogador de futebol passou a receber cada vez menos tempo de jogo, perdendo gradativamente seu lugar como titular. Claramente, Promes precisava de uma mudança. Em janeiro de 2021, ele retornou à Rússia, ingressando no Spartak Moscou por empréstimo. Foi uma espécie de retorno à sua terra natal histórica para Quincy, que passou os melhores anos de sua carreira como parte dos vermelhos e brancos. Assim, a trajetória de Promes após a troca do Sevilla pelo Ajax foi inicialmente marcada por um retorno triunfante à sua terra natal e uma temporada de sucesso, mas depois seguida por uma queda no desempenho e pela perda de sua vaga na equipe titular. A decisão de retornar ao Spartak por empréstimo foi provavelmente ditada pelo desejo de Quincy de ter mais tempo de jogo e voltar a jogar em alto nível. Talvez esta mudança o ajude a reconstruir a sua carreira e a recuperar o estatuto de um dos principais jogadores do futebol europeu.

“Spartak”: retornar

Em 24 de fevereiro de 2021, o atacante Quincy Promes transferiu-se do Ajax para o Spartak Moscou. Os encarnados pagaram cerca de 8,5 milhões de euros pela transferência do jogador, tendo em conta possíveis bónus, este valor pode chegar aos 11 milhões; Os torcedores e muitos ex-jogadores do Spartak reagiram positivamente a esta decisão de transferência da administração do clube. O próprio Quincy Promes procurou praticar mais jogos para ingressar na seleção holandesa para participar do Campeonato Europeu de 2020, que acabou sendo adiado para 2021 devido à pandemia do coronavírus. No Spartak, Promes ficou com o 24º número do jogo, já que o décimo número foi atribuído a Zelimkhan Bakaev. A segunda metade da temporada 2020/21 não foi muito bem sucedida para Quincy Promes no Spartak – ele marcou 3 gols e fez 3 assistências em 11 partidas. No entanto, Promes ainda conseguiu fazer parte da seleção holandesa para o Campeonato Europeu de 2020. A temporada seguinte, 2021/22, foi muito melhor para Quincy Promes. Em 31 partidas pelo Spartak, ele marcou 12 gols e deu 5 assistências. Embora o Spartak tenha conquistado apenas o 10º lugar na classificação final da Premier League russa, o clube conseguiu o primeiro lugar na fase de grupos da Liga Europa, vencendo Napoli, Leicester e Legia. Isto garantiu a participação do Spartak nos playoffs do torneio, mas devido à decisão da UEFA de excluir os clubes russos das competições europeias, o Spartak acabou por não poder jogar na fase de primavera da Liga Europa.

Na temporada 2021/22, Quincy Promes se tornou um verdadeiro herói para o Spartak. Na final da Copa da Rússia, ele marcou o gol decisivo, dando ao clube moscovita a vitória sobre o Dínamo com o placar de 2 a 1. Este triunfo foi especial para Promes, porque juntamente com Roman Zobnin e Georgiy Dzhikia, tornou-se o primeiro jogador na história do Spartak a ganhar os três troféus russos. O desempenho de sucesso de Promes continuou na temporada seguinte, 2022/23. O jogador recuperou o número 10 e o time conquistou a medalha de bronze no Campeonato Russo. No campeonato e na Copa, Quincy disputou 37 partidas, marcou 25 gols e deu 10 assistências. O clímax da temporada foi o recorde de Promes, que em 7 de maio de 2023 se tornou o maior artilheiro estrangeiro da história do RPL, vencendo Vagner Love e Serdar Azmun. As conquistas de Promes continuaram na temporada 2023/24. No dia 25 de novembro de 2023, em partida contra o Baltika (2 a 0), marcou um gol que lhe permitiu subir ao 6º lugar na lista dos maiores artilheiros da história do Spartak, vencendo o lendário Yegor Titov. O desempenho de sucesso de Promes pelo Spartak terminou em 2023, quando ele recebeu um visto de residente nos Emirados Árabes Unidos, que lhe permitiu ir com a equipe para o campo de treinamento de inverno em Dubai.

A carreira de Promes na seleção holandesa

Quincy Promes é um dos jogadores-chave na história da seleção holandesa na última década. Tendo feito sua estreia pela seleção nacional em 2014 sob o comando de Louis van Gaal, Promes conseguiu se tornar um verdadeiro veterano da Oranje em 8 anos. Promes disputou sua primeira partida pela seleção holandesa em 5 de março de 2014, em um amistoso contra a França, que terminou com uma derrota para os holandeses com um placar de 0:2. Dois anos e meio depois, em 7 de outubro de 2016, o atacante marcou seus dois primeiros gols pela seleção nacional na partida de qualificação para a Copa do Mundo de 2018 contra a Bielorrússia (4:1). O torneio chave na carreira de Promes com a seleção holandesa foi a final da Liga das Nações de 2019. Depois a sua equipa perdeu para Portugal com o resultado de 0:1, e o próprio Quincy passou 45 minutos em campo. No Campeonato da Europa de 2020, Promes participou em dois jogos da sua equipa – no jogo da fase de grupos com a Macedónia do Norte (3:0) e nos oitavos de final com a República Checa (0:2). Porém, ele não apresentou ações efetivas nessas reuniões. Após o verão de 2021, Quincy Promes não foi mais convocado para a seleção holandesa. No total, ele disputou 50 partidas pela Oranje, marcando 7 gols e dando 7 assistências. Apesar de Promes não ter sido convocado para a seleção nacional nos últimos anos, ele continua sendo um dos jogadores de futebol holandês mais emocionantes da última década.

Conquistas de Quincy Promes

  • Campeão da Rússia temporada 2016/17
  • Vencedor da Copa da Rússia 2021/22
  • Vencedor da Supercopa da Rússia 2017
  • Campeão holandês da temporada 2020/21
  • Vencedor da SuperTaça Holandesa 2019
  • Finalista da temporada 2018/19 da UEFA Nations League
  • O jogador estrangeiro mais produtivo da história do Spartak
  • O melhor artilheiro estrangeiro da história dos campeonatos russos
  • O melhor marcador do Spartak no século XXI
Часто задаваемые вопросы
Quando Quincy Promes fez sua estreia pela Holanda?
Quando Promes marcou seus primeiros gols pela seleção nacional?
Quando foi a última vez que Promes foi convocado para a seleção holandesa?
Quincy Promes
Adicione um comentário

;-) :| :x :twisted: :smile: :shock: :sad: :roll: :razz: :oops: :o :mrgreen: :lol: :idea: :grin: :evil: :cry: :cool: :arrow: :???: :?: :!: